Professores de Petrópolis recebem treinamento em Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal

No último dia 08 de agosto, os professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Petrópolis receberam a capacitação em Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal. No município, o programa é fruto de uma parceria
entre a WSPA, sua ONG afiliada AnimaVida, e a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação.
A primeira etapa do treinamento consistiu em apresentar ao grupo de 17 professores, representantes das escolas Leonardo Boff e Amélia Antunes, as ferramentas pedagógicas voltadas especificamente para o desenvolvimento da educação para justiça social, cidadania, questões ambientais e o bem-estar dos animais.
A segunda parte do programa será ao longo do segundo semestre de 2011, quando a WSPA vai acompanhar, por meio da ONG Animavida, as atividades desenvolvidas pelos professores com os seus alunos. Para Ana Cristina Ribeiro, presidente da AnimaVida, a Educação Humanitária em Bem-Estar Animal é uma ferramenta muito importante para a mudança de paradigmas e conceitos. “O animal pode ser o agente condutor de grandes mudanças, pois o aluno que é sensibilizado para respeitar e cuidar dos animais aprende também a respeitar seu semelhante”, afirma Ana Cristina.

Capacitação é parte do Programa Primeiros Conceitos em Bem-Estar Animal

Primeiro grupo de professores treinado em Petrópolis
A Coordenadora Geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Petrópolis, Esmeralda Collares, fez um convite à Gerente de Desenvolvimento da WSPA, Elizabeth MacGregor, para que a WSPA ofereça treinamento, nos próximos meses, a 180 professores responsáveis pela educação ambiental nas escolas municipais, bem como todos os seus diretores.
A capacitação é parte do Programa “Primeiros Conceitos em Bem-Estar Animal” da WSPA, atualmente presente em 18 municípios de 7 estados brasileiros. O objetivo da Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal é estimular a compaixão, o senso de justiça e o respeito pelos animais e pelas pessoas através do conhecimento e compreensão de valores relacionados ao envolvimento do ser humano na vida dos animais.

fonte: WSPA Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário